HUMANISMO

O Humanismo foi uma época de transição entre a Idade Média e o Renascimento.
Como o próprio nome já diz, o ser humano passou a ser valorizado.


Adaptação de Homem Vitruviano, Leonardo da Vinci, 1490. 


Foi nessa época que surgiu uma nova classe social: a burguesia. Os burgueses não eram nem servos e nem comerciantes. Com o aparecimento desta nova classe social foram aparecendo as cidades e muitos homens que moravam no campo se mudaram para morar nestas cidades, como consequência o regime feudal de servidão desapareceu. Foram criadas novas leis e o poder parou nas mãos daqueles que, apesar de não serem nobres, eram ricos. O “status” econômico passou a ser muito valorizado, muito mais do que o título de nobreza.




 O Casal Arnolfini, Jan van Eyck, 1434.

As Grandes Navegações trouxeram ao homem confiança de sua capacidade e vontade de conhecer e descobrir várias coisas. A religião começou a decair (mas não desapareceu) e o teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo, ou seja, o homem passou a ser o centro de tudo e não mais Deus. Os artistas começaram a dar mais valor às emoções humanas. 


 Mapa das grandes navegações


Documentário bacaninha sobre as navegações.


O teatro foi a manifestação literária onde ficavam mais claras as características desse período.
Gil Vicente foi o nome que mais se destacou, ele escreveu mais de 40 peças.
Sua obra pode ser dividida em 2 blocos:
  • Autos: peças teatrais cujo assunto principal é a religião. “Auto da alma” e “Trilogia das barcas” são alguns exemplos.
  • Farsas: peças cômicas curtas. Enredo baseado no cotidiano. “Farsa de Inês Pereira”, “Farsa do velho da horta”, “Quem tem farelos?” são alguns exemplos.


 Capa da edição crítica de Auto da Barca do Inferno


Nesse momento, a poesia ainda está atrelada aos padrões medievais, mas desloca a atenção para a sistematização histórica desse corpus poético. Em 1516, foi publicada a obra “Cancioneiro Geral”, uma coletânea de poemas de época. O cancioneiro geral resume 2865 autores que tratam de diversos assuntos em poemas amorosos, satíricos, religiosos entre outros.


Capa original do Cancioneiro de Garcia de Resende

Na prosa, as crônicas ganham espaço. Elas registravam a vida dos personagens e acontecimentos históricos. Fernão Lopes foi o mais importante cronista (historiador) da época, tendo sido considerado o “Pai da História de Portugal”. Foi também o primeiro cronista a atribuir ao povo um papel importante nas mudanças da história, essa importância era, anteriormente atribuída somente à nobreza.
 
 Antologia das Crônicas de Fernão Lopes

Confiram o pequeno documentário sobre Fernão Lopes.


Confiram também a aula sobre o Humanismo no Youtube.


E avance conhecendo por que a crônica de Fernão Lopes é importante. 




Postagens mais visitadas deste blog

TROVADORISMO

Literatura de Informação